Sanepar apresenta proposta de PDV, Sindael quer ouvir os trabalhadores
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da Sanepar, e o Sindael, foram convocados para uma reunião com a empresa, onde foram apresentadas as propostas iniciais do Programa de Demissão Voluntária (PDV). A proposta inicial da Sanepar (que segue abaixo) será analisada pelo Sindael junto ao seu departamento jurídico, com o intuito de formular sugestões que possam ser agregadas às condições oferecidas pela empresa.
Durante a reunião, foram levantadas várias ideias para tornar o PDV mais justo para os empregados em transição para a aposentadoria. Entre as propostas, destaca-se a possibilidade de estender o período de adesão ao PDV para trabalhadores próximos da aposentadoria, permitindo uma transição mais tranquila e minimizando a necessidade de compensações financeiras por parte dos funcionários.
Os trabalhadores, por meio de consultas pública, já podem apresentar sugestões que serão formalizadas a Sanepar. A intenção é criar um documento detalhado que contemple as principais preocupações e necessidades dos funcionários. A ideia é que estas propostas sejam submetidas à Sanepar para consideração e inclusão na oferta final.
Marco Santana, presidente do Sindael destacou a importância de ouvir os trabalhadores a respeito das propostas já apresentadas pela Sanepar. O objetivo é manter um diálogo construtivo entre empregados, sindicato e empresa, visando o benefício dos trabalhadores.
Ainda segundo Marco Santana, é necessária uma ação coordenada entre os sindicatos para a elaboração de uma contraproposta conjunta, reforçando a união e o poder dos trabalhadores.
O objetivo é levar uma contraproposta bem estruturada para a Sanepar, visando garantir condições mais favoráveis e justas para todos os trabalhadores elegíveis para o PDV e principalmente os próximos a aposentadoria.