Saneamento é atividade essencial, e por ser essencial seus trabalhadores não podem aderir a quarentena e ficar em casa pandemia do novo coronavírus, com exceção dos trabalhadores que estão em situação de risco.
Assim o Sindael e os demais sindicatos majoritários enviaram diversos ofícios com cobranças a Sanepar, para a implementação e aperfeiçoamento de medidas para a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores.
Entre os trabalhadores da Sanepar há casos de covid-19, e a preocupação do Sindael é que os casos se alastrem entre os saneparianos e por consequência contamines seus familiares.
A partir das reivindicações, a Sanepar através do setor de Gestão de Pessoas, realizou uma videoconferência com os Sindicato Majoritários (Saemac, Sindael, Staemcp, Sindaen). Na reunião a Sanepar apresentou as medidas que estão sendo tomadas, e ainda informou que estavam cumprindo toda as determinações de segurança referente a MP do governo federal, e que estavam implantando um Sistema de monitoramento do Covid-19 na Sanepar.
Na reunião a Sanepar apresentou os números da Covid-19 entre seus empregados:
A Sanepar firmou ainda um compromisso com os Sindicatos majoritários de que manteriam atualizados o mapa da situação do Covid-19 entre seus empregados, com monitoramento em tempo real, e que através do plano de seu plano de saúde estaria disponibilizado testes para todos os funcionários com sintomas suspeitos, isso sem custos para os trabalhadores.
O Sindael reforça seu compromisso com os trabalhadores, de que em caso de desrespeito aos protocolos, ou qualquer forma de pressão para descumprimento, que procurem o Sindicato.
Os diretores do Sindael estão monitorando todos os locais de trabalho, e que neste momento de pandemia, a vida vale mais que o lucro.
Interessante