Sanepar: Bloqueio do FGTS dos trabalhadores foi por erro da Caixa

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Como noticiado anteriormente pelo Sindael, parte dos 507 trabalhadores que aderiram ao PAI-Programa de Aposentadoria Incentivada, tiveram o dissabor de terem seus saldos do FGTS bloqueado.

Por conta da pandemia do Covid-19, a Sanepar aderiu a MP/927, que permitiu o parcelamento do FGTS. Entretanto após a implantação do PAI, e a adesão dos trabalhadores, no momento de se realizar a consulta para saque do FGTS, alguns dos trabalhadores notaram que estavam com o saldo bloqueado.

Procurado, o Sindael não tinha respostas e se comprometeu a ir buscar junto a Sanepar, entender o que houve. Na matéria anterior, o Sindael deixou alguns questionamentos em aberto que seriam respondidos pela Sanepar.

Prontamente o gerente de Gestão de Pessoas da Sanepar Sr. Thiago Semicek nos respondeu:

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Thiago Semicek – Gerente de Gestão de Pessoas da Sanepar

Sindael: Qual situação destes parcelamentos?

Thiago Semicek: Está normal, o parcelamento dos débitos está em dia, inclusive a última parte foi paga em 07 de dezembro.

Sindael: Se não foram quitados todos, qual o prazo para quitação?

Thiago Semicek: Todos os débitos de todos os trabalhadores da Sanepar, foram pagos rigorosamente em dia.

Sindael: No caso do não pagamento como fica as multas e juros conforme a Lei nº 8.036/90?

Thiago Semicek: Não há multas ou juros. Todos os débitos, foram pagos em dia.

Sindael: Ou se apenas foi engano ou outros problemas com os trabalhadores?

Thiago Semicek: Não houve problemas ou enganos por parte da Sanepar. Todos estes problemas foram causados pelo sistema da Caixa Econômica Federal, por dois motivos: Primeiro um bloqueio por conta do crédito ACT (atingiu empregados ativos e alguns do PAI), e segundo houve um bloqueio por conta de SEFIP judicial tipo 650, de ordem trabalhista, neste a CEF considerou o cálculo de parcelamento de modo incorreto. Pois não é crédito proveniente da remuneração mensal, que é código 115 de recolhimento. Estamos mobilizados para ajudar a CEF a solucionar os problemas, a Sanepar disponibilizou uma equipe e cada caso está sendo analisado individualmente. Todos os arquivos transmitidos via e-social estão em dia, sem quaisquer inconsistências ou atrasos, reitero que o problema é no sistema da caixa. E estamos trabalhando junto a CEF para resolve-los o mais breve possível.

O Sindael pede aos trabalhadores que aderiram ao PAI que aguardem, pois será solucionado, qualquer movimentação da situação será informada aos trabalhadores. O Sindael agradece também a disposição da Sanepar através do Sr Thiago Semicek em atender o Sindael.

Comments
  • Estou aguardando um solução para poder sacar o meu restante que ainda tenho direito parabéns Sindael por estar intervindo na situação muito obrigado

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