PPR – Convocação para assembleia.
Conforme decidido pelo Coletivo Sindical e esta entidade, o Sindael irá colocar em votação o PPR do exercício 2020 e 2021. Esta Assembleia Geral Virtual Permanente para Discussão e Votação do PPR – Programa de Participação nos Resultados, exercício 2020 e 2021, será nos dias 31/05 e 01/06, com processo de votação virtual.
Esta Assembleia é para todos os trabalhadores da base de atuação do Sindicato, e a Carta de oposição a Contribuição Assistencial (1%), deverá ser escrita de próprio punho e entregue na sede do Sindael pelo próprio trabalhador (a), ou no caso de impedimento deste, enviar via correspondência com AR – Aviso de Recebimento.
Nesta mesma assembleia iremos realizar uma consulta pública sobre a periodicidade do PPR, um ou dois anos.
Sobre a Contribuição Assistencial, o Sindael esclarece da importância deste valor. Que serve para financia os serviços prestados pelo sindicato ao Trabalhador, para a celebração de acordo coletivo, atendimentos jurídicos, investimento e manutenção da Colônia de férias e e principalmente para manter a estrutura sindical funcionando.
Para este PPR de 2020 e 2021, como é de conhecimentos dos trabalhadores, houve significativo avanços neste PPR, que culminou na exclusão do Índice de Contrato de Concessões e da Evasão de Receitas II, gerando um aumento de R$1.330,94 e a inclusão da cláusula do pagamento integral para os trabalhadores afastados por doença.
Ressaltamos que todas as entidades participantes do Coletivo Intersindical estão preocupados com a falta de garantia para os PPRs dos próximos anos. A Sanepar garantiu a distribuição igualitária e o piso de 7,65% de recebimento somente para o ano de 2021 que será pago em 2022.
Outra ressalva é sobre o atingimento de metas, há um risco de que o PPR 2021 que será pago em 2022, o trabalhador possa sofrer perdas que podem atingir 30% em relação ao valor deste ano.
Há metas quase que impossíveis de serem atingidas. Há uma pandemia que ceifou quase meio milhão de vidas, e ainda há a estiagem no Paraná. É exatamente por isso que o Sindael busca ainda um PPR justo, linear e piso de 7,65%, que deve ser inserido neste PPR.
Também queremos que a Sanepar se comprometa a realizar junto ao Sindael e os sindicatos do Coletivo Sindael um acompanhamento periódico deste PPR, para que as metas e cláusulas impossíveis sejam ajustadas, para minimizar danos e prejuízos aos trabalhadores.
Qual seria o valor em uma simulação considerando o montante de referência da distribuição do PPR relativo 2020, a ser pago em 2021 com o piso proposto de 7,65%?