👨🏽‍🔬Insalubridade nas ETA´s: Avançam as visitas técnicas☣️.

Eta Arapongas

Não é de hoje que os empregados são tratados como meros objetos de lucratividade pelas grandes empresas, e não é apenas pelo simples fato de vender sua mão de obra as vezes muito barata.

Trabalhadores e trabalhadoras das Eta´s, Estações de Tratamento de Água, vendem sua saúde e sua velhice, pois a exposição a agentes químicos diversos utilizados no tratamento da água, podem trazer sérios riscos à saúde dos trabalhadores.

São diversos produtos manipulados que possuem potencial para causar intoxicação, e alguns são piores: são cancerígenos.

Os trabalhadores recebiam o adicional de insalubridade, entretanto de um momento para outro a Sanepar cortou tal adicional, como se a saúde e a vida dos empregados fossem meros joguetes para aumentar a lucratividade da Companhia.

Após isso o Sindael, não concordando com a injustiça praticada pela Sanepar entrou com processo judicial para reverter mais esta maldade. E foi a justiça que solicitou os laudos.

Primeiro a Sanepar que nos autos alugou já ter feito os estudos se negou a entregar os laudos a justiça, e a partir disso o Sindael contratou perito próprio para visitar os locais de trabalho e constatar a insalubridade do ambiente.

Até o momento já foram visitadas as Eta´s de: Apucarana, Arapongas, Rolândia, e já está programado para visitar os locais em Rosario do Ivaí e Ivaiporã.

Embora o perito seja pago com recursos do Sindael, ele segue cronograma determinado pela justiça, que decide o dia, a hora e o local onde será periciado. E só após encerrado todas as perícias, a justiça poderá dar parecer favorável ou contra.

Em relação a outras entidades que também possuem processo similar, o Sindael está em avançado processo de conclusão das visitas, lembrando que se segue o calendário determinado judicialmente.

Para Marco Santana, presidente do Sindael, “O que buscamos com estes estudos e visitas técnicas é que a Sanepar pratique de fato uma política de segurança de trabalho que priorize a saúde e a vida dos empregados, insalubridade não é apenas dinheiro a mais nos salários, na prática o trabalhador vende sua saúde para a Sanepar”.

Ainda segundo Marco, “o ideal seria que todos os trabalhadores tivessem um ambiente de trabalho saudável e não precisasse se expor e colocar sua própria vida em risco, estes estudos e visitas técnicas que estão sob orientação do Sindael é para anexar ao processo judicial em andamento que busca fazer com que a Sanepar reconheça o ambiente insalubre a que os empregados estão expostos nas ETA´s – Estações de Tratamento de Água”.

Marco ainda lembra que “não é só o valor a mais nos salários, a insalubridade se comprovada irá reduzir o tempo de aposentadoria do trabalhador”.

Aos trabalhadores, é preciso que tenham paciência, pois todas as informações relativas ao nosso processo são informadas em todas as movimentações, e se você não é das Eta´s, as acredita que seu ambiente de trabalho é insalubre, procure o Sindicato.

*Erramos na matéria. O correto é insalubridade, e não periculosidade. O texto foi corrigido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *