Escala 6×4 da Sanepar: Sindael esclarece boatos e vai notificar a empresa

Fnescal

Nos últimos dias, circularam entre os trabalhadores da Sanepar boatos sobre a retirada da escala 6×4 e até mesmo sobre a possibilidade de terceirização de atividades que hoje são realizadas exclusivamente por empregados da empresa.

A escala 6×4 foi conquistada no Acordo Coletivo de 2021 e se consolidou como um dos principais avanços da categoria, garantindo condições diferenciadas de trabalho e mais qualidade de vida aos empregados.

Preocupação com terceirização

Entre os relatos, um ponto de destaque é o temor de que a empresa tente terceirizar funções desempenhadas atualmente por trabalhadores próprios, segundo um trabalhador, “Existe um burburinho lá em Curitiba que estão falando de terceirizar os serviços desempenhados pelos trabalhadores da escala 6×4 para economizarem horas extras, e os funcionários do quadro próprio da Sanepar passem a trabalharem só em horário normal.”

Questionamentos sobre fim da escala

Também houve quem levantasse dúvidas sobre uma possível mudança para o horário comercial: Outro trabalhador confirmou os boatos que ronda nos corredores da Sanepar: “Disseram que a Sanepar vai retirar essa escala e colocar todos os funcionários em horário comercial.”

Posição do Sindael

O presidente do Sindael, Marco Santana, esclarece que não existe nenhuma conversa oficial sobre retirada da escala 6×4. Pelo contrário: a cláusula está vigente no Acordo Coletivo, e já houve situações em que a empresa tentou alterar unilateralmente o regime de trabalho e foi obrigada a recuar.

Segundo Marco “não existe nenhuma conversa de retirada da 6×4 ou mesmo projetos de terceirização que o Sindael tenha conhecimento, até porque essa escala está no nosso Acordo Coletivo. Já tentaram mexer nela e não conseguiram, porque notificamos a empresa. A escala é para locais de trabalho 24 horas, uma conquista dos trabalhadores, não dá pra simplesmente jogar todo mundo em horário comercial.”

Uma conquista que precisa ser defendida

Marco Santana reforça ainda que a escala 6×4 é uma conquista histórica e de alto valor para os trabalhadores, especialmente porque atinge trabalhadores que exercem funções essenciais para o abastecimento de água e o saneamento da população paranaense:

Para ele “essa escala garante descanso digno e qualidade de vida, e ela foi criada justamente para dar condições humanas a quem trabalha em serviços essenciais, 24 horas por dia, garantindo água tratada e saneamento para toda a sociedade. Retirar essa conquista seria não só um ataque aos trabalhadores, mas também um risco ao bom funcionamento da Sanepar. Por isso, reafirmo que o Sindael vai defender com toda firmeza a manutenção da escala 6×4. Essa é uma bandeira da categoria e não vamos permitir retrocessos.”

O Sindael deixa claro que está vigilante a todos os movimentos da empresa e que a defesa da escala 6×4 será prioridade absoluta nas negociações do próximo Acordo Coletivo.

Além disso, o sindicato vai notificar a Sanepar para que esclareça imediatamente qual o objetivo de coordenadores e gerentes em espalhar boatos que apenas desestimulam e geram insegurança entre os trabalhadores, bem como para informar o que há de verdade nos rumores de terceirização.

O Sindael também reforça a importância de cada trabalhador e trabalhadora denunciar ao sindicato tudo aquilo que ouvir nos corredores da empresa, para que possamos agir com rapidez, transparência e firmeza na defesa da categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *