Algas no Tibagi fazem água da Sanepar ficar com gosto de barro.
Moradores de Londrina têm reclamado da qualidade da água da Sanepar, especialmente quanto ao gosto. Os consumidores dizem estar sentindo um gosto de terra, de barro. E, de fato, o gosto está levemente diferente e tem um motivo: a presença de um volume maior de algas no Rio Tibagi, de onde é captada a água da Sanepar.
O gerente industrial da Sanepar, Gil Gameiro, explicou que com o calor e a estiagem as algas têm se proliferado de maneira mais rápida. “São algas macrófitas que têm se proliferado mais rápido devido à estiagem, porque a água fica mais limpa e a luz do sol penetra, fazendo fotossíntese e acelerando a proliferação. Mas não são algas tóxicas”, garantiu.
Ele disse que o gosto diferente não é perceptível para todos. “Num universo de 200 mil ligações em Londrina, recebemos uma média de seis reclamações por dia, o que é estatisticamente muito baixo”, comentou. Segundo ele, carvão ativado tem sido adicionado à água para melhorar seu gosto. “Já iniciamos esse tratamento desde janeiro, senão o problema estaria muito pior.”
Gameiro afirmou ainda que as algas não afetam a coloração da água e que se estiver turva em alguma residência os moradores devem procurar a Sanepar, pois pode se tratar de um problema localizado.
Via Paiquerê FM News