💧Água: um bem de todos nós!

Mund agua sind (copy)

Neste 22 de março, comemoramos o dia mundial da água, uma data importante não apenas para nós trabalhadores do saneamento, mas para todas as pessoas.

Enfim, não é preciso dizer muito sobre a importância da água para todos nós, ela é a vida.

Hoje quero conversar com você trabalhador sobre os riscos que corremos, desde o marco do saneamento, privatização e terceirização.

O marco do saneamento (Lei 14.026/2020), sancionado pelo presidente ex-presidente Jair Bolsonaro traz riscos diretos as empresas estaduais, aqui para nós, a Sanepar, pois ele vetou a renovação de contratos de programa, mesmo aqueles vencidos, por mais de 30 anos. E sabemos da importância do saneamento público.

A renovação automática de contratos com empresas estaduais é vital para a sobrevivência das companhias de saneamento e a manutenção do subsídio cruzado, que na prática garante a execução de obras e prestação de serviços aos municípios mais pobres financiados, em parte, pelos municípios mais ricos.

Este é o Saneamento cidadão e humanitário, porque sabemos que as empresas privadas jamais investiriam em locais que não tem lucro, como cidades pequenas, comunidades afastadas ou o pequeno agricultor. Além disso as tarifas cobradas por empresas públicas servem para a universalização do saneamento, e não por interesses políticos ou para engordar os bolsos de acionistas.

Por isso, neste dia mundial da Água, pare e pense: Se a água estivesse na mão de banqueiros e acionistas quem iria usufruir dela? E quem não pudesse pagar por ela?  Hoje temos a tarifa social. Mas qual empresário faz solidariedade com o que lhe dá lucro?

Água é um bem de todos! E deve ser pública e de qualidade.

Reflita.

Marco Santana, presidente do Sindael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *