Editorial | Natal de reflexão, reconhecimento e luta!
O Natal é um momento de reflexão, solidariedade e renovação de esperanças. Para mim, enquanto presidente do Sindael, e para todos os trabalhadores e trabalhadoras do saneamento, que atuam diariamente em serviços essenciais, este período também é um convite ao reconhecimento de quem sustenta, muitas vezes de forma silenciosa, o funcionamento da sociedade.
Falo de quem cuida da água, do esgoto, do meio ambiente e, em essência, da saúde e da qualidade de vida de toda a população. Mesmo diante de dificuldades, pressões e desafios constantes, os trabalhadores do saneamento seguem cumprindo seu papel com responsabilidade, compromisso e dedicação, garantindo um direito básico de todos: água.
O ano de 2025 não foi simples. Enfrentamos negociações duras, cobranças excessivas e a falta de valorização que ainda marca a vida dos trabalhadores do saneamento paranaense. Ainda assim, mesmo com muitas dificuldades, o Sindael esteve presente. Estivemos firmes na defesa dos direitos, cobrando respeito, dialogando quando possível e lutando sempre que foi necessário para proteger cada trabalhador e trabalhadora e as nossas conquistas históricas.
Neste Natal, deixo minha mensagem de gratidão e reconhecimento. Gratidão a cada um e cada uma de vocês que fazem este Sindicato forte e que fazem o saneamento paranaense ser um dos melhores do Brasil, faça chuva ou sol, em feriados ou madrugadas.
Que o espírito natalino renove as nossas forças, fortaleça a nossa união e traga esperança de dias melhores, para avançarmos cada vez mais na valorização profissional, na melhoria das condições de trabalho e no fortalecimento do nosso sindicato.
Feliz Natal, boas festas.
Marco Santana
Presidente do Sindael, em nome da diretoria e associados.



