🚨Sindicatos notificam FUSAN: Omissão de informação é atestado de culpa!❗
Diante dos fatos onde a Fusan quer cobrar dos trabalhadores uma taxa para equilibrar as contas, os Sindicatos majoritários da Sanepar (SAEMAC, SINDAEL, SINDAEN E STAEMCP) protocolaram ontem (26), notificação extrajudicial onde solicitam informações detalhadas sobre os investimentos feitos pelo FUSANPREV nos últimos dez anos.
Estas informações são importantes pois é de extrema necessidade que os trabalhadores saibam onde foi parar os R$ 81,2 milhões de prejuízos, pois caberá a eles a parcela de R$ 40,6 milhões e o restante a Sanepar.
O objetivo do Coletivo Sindical e traçar um panorama para saber qual a real situação dos investimentos realizados pela diretoria da FUSAN. Hoje, o acesso às informações é muito restrito e os dados apresentados são apenas parciais, o que, tira a possibilidade do contribuinte ter conhecimento pleno de como o seu suado dinheiro está sendo investido. O prazo dado para que a FUSAN libere toda a documentação solicita é de cinco dias.
Mesmo com as explicações da diretoria da FUSAN ainda pairam muitas dúvidas sobre a situação real em que se encontra o plano de previdência gerido pela Instituição. É por isso que os Sindicatos majoritários exigem que a diretoria da instituição apresente na integra os dados relativos aos investimentos dos últimos dez anos para a realização de uma auditoria e análise independente.
Segundo Marco Santana, presidente do Sindael “até o momento a Fusan e sua presidenta não apresentaram dados detalhados que justifiquem este prejuízo que será pago pelos trabalhadores, as informações passadas a nós são vagas, falam por cima e não dão maiores informações”, e complementa: “o que há para esconder? Porque todo este segredo? Se a atual gestão da Fusan não deve nada, e tudo está sendo feito conforme a legislação pede, por que omitir as informações dos Sindicatos? Se escondem é porque alguém errou feio e está com medo das consequências, e é isso que iremos descobrir: Custe o que custar”.