Sanepar ACT 22/23: Bonificações sem ganho real é “passa-moleque”! 👎🏽
A Sanepar apresentou no último dia 25 a contraproposta do ACT 2022/2023, e simplesmente ignorou a reivindicação dos trabalhadores na concessão do ganho real.
Os trabalhadores pediam nada mais que 7% de ganho real, e mostrando total falta de empatia, a Sanepar através da Comissão e Relação Sindical fechou os olhos para este pedido, e colocou na proposta várias “vantagens” aos trabalhadores.
Na proposta da Companhia há adicional de escala, gratificações de escala (apenas para litoral), abono indenizatório, gratificação de férias, ajuda de custo atividade, ajuda para material escolar e alguns outros.
São muitas “bonificações”, e de fato são de grande ajuda, não dá para negar! Mas nós entendemos que é apenas uma forma de premiar e reconhecer o esforço dos empregados por terem feito a Companhia lucrar mais de 1 bilhão em 2021.
Mas o que realmente faz a diferença para os trabalhadores é o ganho real, afinal bonificações é apenas para o hoje, e não possui peso para o futuro de cada um dos empregados, basta ver que de nada serve estas ajudas para aposentadoria, ou mesmo quando o empregado se afasta e passa a receber pelo INSS.
É vergonhoso uma empresa que aplicou reajuste tarifário de 5,1% em fevereiro e 5,7% em maio de 2021, totalizando 10,8% de reajuste para os consumidores negar dar 7% aos empregados!
Se para os trabalhadores tem 0% de ganho real, para os acionistas, sob a tutela de Claudio Stábile a Sanepar ofereceu 5,7% a mais do que os 25% que é obrigatório da divisão dos lucros, ou seja, 30,7% (R$343,6 milhões) vão para os bolsos dos ricaços, que a única coisa de útil que fizeram foi comprar ação da Companhia.
Simplesmente não dá para aceitar esta tentativa de “passa-moleque” da Companhia, oferecendo muitas bonificações e nada de ganho real nos salários, porque é papel do Sindicato pensar no amanhã e não apenas no hoje!