🚨Reportagem aponta que FUSAN prepara golpe nos trabalhadores!🚨

Fusan

O Sanepariano não tem um minuto de paz. No apagar das luzes de 2022 chegou a denúncia de que a diretoria da FUSAN tá armando uma verdadeira bomba para jogar sua irresponsabilidade na gestão do plano de investimentos no colo do trabalhador e da sociedade.

A falha operacional é atribuída a fatores tais como a Pandemia de Covid, a crise econômica e a instabilidade externa, fatores que poderiam ser evitados e amenizados caso os gestores tivessem alterado a política de investimentos para um perfil mais conservador durante o contexto desfavorável.

E agora, para cobrir o rombo causado pela má gestão do dinheiro do Trabalhador, a diretoria vem, no apagar de luzes de 2022, propondo a utilização de recursos do Fundo Coletivo de Desligamento para salvar as contas de 2021.

Importante ressaltar que o déficit já era conhecido desde o início do ano  e deveria ter sido aprovado durante o ano de 2022 para ter vigência em 2023. A medida já foi submetida aos órgãos deliberativos de forma totalmente atropelada sem discussão ou publicidade para os assistidos.

E esse aporte viria de onde? Ora, do seu bolso, trabalhador e, também, dos aposentados que deram a vida pela Sanepar e agora contam com mais esse golpe.

O Fundo Coletivo de Desligamento foi composto por parte da contribuição dos trabalhadores, como uma segurança para continuar garantindo o bom funcionamento da instituição em caso de alguma crise externa ou caso muitos trabalhadores resolvam deixar de contribuir de  uma só vez para a FUSAN. É como se fosse um seguro para ser usado somente em situações excepcionais. O problema é que a  má condução da política de investimentos não é situação excepcional e sim irresponsabilidade. Ou seja: lançar mão do fundo para cobrir investimentos em carteiras arriscadas é, praticamente, assaltar os cofres da instituição e, por tabela, o bolso do Sanepariano. Simplesmente, uma vergonha.

Essa tentativa irresponsável só evidencia ainda mais o que temos denunciado todo esse tempo: que a FUSAN está nas mãos de uma diretoria incompetente, fraca e que só pensa no próprio bolso. Não é de hoje que estamos denunciando o modo autoritário e irresponsável que a FUSAN tem sido conduzida. Enfim, não é de agora que temos mostrado como a diretoria da FUSAN faz o que quer com a conivência da diretoria da Sanepar, numa tabelinha irresponsável que respinga diretamente no bolso do Sanepariano.

Agora, no final do ano, como a cereja desse bolo amargo, ainda temos essa situação mostrando que o dinheiro do trabalhador e do aposentado está sendo mal administrado, acumulando prejuízos. Não dá para aceitar. Exigimos que a diretoria da FUSAN venha a público e apresente para o trabalhador a real situação das contas do Fundo e a política de investimentos, tornando claro onde a poupança do trabalhador está sendo aplicada.

Exigimos uma atitude da diretoria da Sanepar para responsabilização dos gestores da FUSAN.

Onde foi parar o dinheiro dos Saneparianos, FUSAN??

Com conteúdo, jornalismo Saemac

Comments
  • Isso que os juros aplicados nos nossos empréstimos são os maiores do mercado, você paga, paga e o saldo devedor ao invés de diminuir só aumenta, lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *