📉Prejuízos na Fusan: Má gestão, fraudes ou ingerência política?💸
Antes de iniciarmos o conteúdo desta matéria, é importante que o trabalhador entenda que Fundo de Previdência é uma poupança formada por trabalhadores de uma mesma empresa com a finalidade de complementar a aposentadoria.
Dinheiro este, gerido por um colegiado com representantes indicados pelas empresas e pelos trabalhadores, onde no Brasil os maiores fundos são de empresas estatais, criados há mais tempo.
Os empregados da Sanepar, são associados a FUSAN, Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social, comandada hoje por, Cláudia Trindade, Diretora-Presidente, Dirceu Wichnieski – Diretor Administrativo-Financeiro e Marcos César Todeschi – Diretor de Seguridade.
Estes são os responsáveis diretos por proteger o nosso dinheiro, bem como responder aos trabalhadores pelos prejuízos que por ventura forem causados por investimentos que eram considerados apostas e que de alguma forma deram errado.
Recentemente a FUSAN anunciou a determinação de cobrar a mais dos trabalhadores associados, para cobrirem o rombo causado aos cofres da instituição.
É inconcebível que os trabalhadores tenham que pagar pelos erros ou má administração ou pior ainda, (e aqui é apenas uma hipótese sem acusações), que tenha havido fraude.
Causa mais estranheza o fato dos prejuízos da FUSAN acontecer logo após ser inserido no escopo de atendimentos o plano Viva Mais Multi Prefeituras, onde atendem trabalhadores de órgãos municipais.
Também eles devem explicações sobre o porquê o Déficit Técnico Acumulado quase chegou aos 200 milhões em setembro de 2022!
Com base no relatório consolidado da Previc de setembro de 2022 (última atualização), é possível ver alguns prejuízos:
- De onde é o prejuízo de quase 90 milhões classificados como deduções e variações negativas?
- Quem são e porque os fundos de investimentos deram prejuízos de quase 86 milhões?
- Qual fundo de ações deu prejuízo de mais de 56 milhões?
- Qual fundo de investimento em participações multiestratégia deu prejuízo de quase 2 milhões?
- Qual fundo multimercado estruturado deu prejuízo de quase 100 mil reais?
- E tem mais, queremos saber todos os investimentos feitos e porque deram prejuízos.
A Fusan já foi notificada a prestar contas dos investimentos, e considerando que são trabalhadores de Estatal, este Sindicato estuda a possibilidade de ingressar com ação judicial e ainda através de parlamentares insistir na abertura de uma CPI.
Não podemos aceitar irregularidades no fundo ligado à Sanepar, e somente com uma investigação a fundo, que é para isto que serve uma CPI, onde poderemos apurar se é má gestão, fraudes ou ingerência política dentro da Fusan.
Esperamos que a diretoria da FUSAN nos responda o quanto antes!