PPR: Sanepar pede 14 dias para pensar quanto vale o trabalhador!
Hoje recebemos a resposta da Companhia tratando do nosso pedido de honestidade e transparência no pagamento do PPR aos trabalhadores.
Como presidente do Sindael, esperava um pouco mais de empatia da Companhia, ou ao menos um aceno ao bom senso.
Não foi isso o que vimos. Em um oficio direto, pedem apenas mais prazos, entretanto a fatia do bolo que cabe aos ricos acionistas já está cortada e sendo servida aos mesmos.
Ao que parece nós os trabalhadores estamos vivendo como Lázaro, que na bíblia é aquele mendigo que desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico. E queira Deus que embora não tenhamos as chagas que lhe tiraram a vida, estamos nos sacrificando em meio a pior pandemia já vista na história da humanidade, que tirou a vida de quase 400 mil pessoas.
Pedimos a Sanepar que reflita, coloque a mão na consciência, queremos apenas o justo PPR, estamos trabalhando pra que outras pessoas possam ter o conforto e o luxo em ficar na sua casa.
É a nossa vida pelo conforto dos cidadãos. É difícil ter um pouco de sensatez e pagar-nos o que é justo.
Em 14 dias teremos a resposta do quanto vale o nosso sacrifício.
Leia a Nota do Coletivo Sindical.
SANEPAR PEDE MAIS PRAZO PARA RESPONDER CONTRAPROPOSTA DO PPR
A Sanepar pediu hoje um prazo de duas semanas para responder à contraproposta do PPR feita pelos Sindicatos que representam os trabalhadores da empresa, que foi apresentada no último dia 23 de abril.
Particularmente, não entendemos o pedido por esse prazo estendido. Infelizmente, a Sanepar continua com o péssimo comportamento já denunciado pelas entidades, de não demonstrar nenhuma agilidade quando se trata de responsabilidade com o trabalhador.
Em todo o caso, fica concedido o prazo, mas o Coletivo Sindical reforça que esperam bom senso por parte da companhia e não enrolação. Assim que recebemos a primeira proposta da empresa, que só propunha retrocessos aos trabalhadores, procuramos ser ágeis em sentar, estudar e apresentar uma contraproposta cuja exigências eram que a empresa leve em conta o ano atípico de pandemia e escassez de chuva na avaliação dos critérios para o PPR 2020 e firme um compromisso estabelecendo um piso para os PPRs dos próximos anos, sem deixar nada em aberto como quer a empresa.
Como se vê são propostas coerentes e plausíveis bastando apenas a boa vontade para aceita-las. É o mínimo que se espera para estabelecermos uma negociação decente.
Incrivelmente, a empresa ainda não entendeu que trabalhador valorizado, é trabalhador motivado. Em plena pandemia, a Sanepar continuou lucrando e funcionando perfeitamente. Isso tudo, graças ao esforço de cada trabalhador.
Então é mais do que correto, que o trabalhador tenha parte no sucesso da empresa. É de estarrecer que a diretoria esteja querendo responder ao comprometimento do trabalhador não se comprometendo com o PPR.
Esperamos bom senso e mão na consciência, Sanepar.
Assinam, Coletivo Sindical.
SAEMAC – SICONTIBA – SIMEPAR – SINAEP – SINAP-PR – SINDAEL – SINDAEN –
SINDARQ-PR – SINDASP – SINDECON-PR – SINDESPAR – SINDIB-PR – SINDIFAR-PR –
SINDIJOR-PR – SINDYPSI – SINPROPAR – SINSEPAR – SINTEC-PR – SINTESPAR – SIQUIMPR – STAENCP – STIUPAR