Banco de horas é aprovado na GRLC
Em assembleia realizada na última sexta-feira, dia 08 de outubro, os trabalhadores da Sanepar que atuam GRLC Coordenação de Planejamento, Estrutura e Percas e Redes, aprovaram por grande maioria a criação de banco de horas.
O presidente do Sindael Marco Antônio, destacou a importância da participação ativa dos trabalhadores, e o diálogo entre o Sindael, trabalhadores e Sanepar.
O regime de banco de horas é um modelo de compensação da jornada de trabalho, O fato gerador de um banco de horas ocorre quando há a necessidade de prorrogação da jornada de trabalho.
Com a aprovação dos trabalhadores, este novo acordo permite que o empregado trabalhe além do seu horário, mas com um limite de horas diárias e semanais. Além disso, essas horas trabalhadas a mais devem ser compensadas em um prazo regulamentar.
O banco de horas surgiu no Brasil através da Lei 9.601/98, que alterou o artigo 59 da CLT, momento em que o país atravessava uma grande recessão econômica que gerou a demissão de centenas de trabalhadores, além do encerramento de atividades de muitas empresas.
E também é um sistema de compensação de horas extras por horas de folga, bastante flexível, que precisa da autorização do sindicato de classe, através de um acordo coletivo específico prevendo as regras dessa compensação.