Apuração final da assembleia PPR-Sanepar
Texto, por Marco Santana, presidente do Sindael.
Trabalhadores e trabalhadores, depois de tanto imbróglio acerca do nosso PPR, que é a recompensa de todo nosso esforço em prol da companhia, foi chegada a hora da votação.
Nos dias 31 de maio e primeiro de junho, todos votaram e puderam decidir sobre o que é melhor para a categoria.
Dez mil reais em um momento tão complicado como este, faz muita diferença, e sabemos que mesmo os pouco mais de 9 mil anteriormente apresentado pela companhia, se fosse colocado em votação, seria aprovado.
Mas como entidade responsável, é nosso dever brigar e lutar por cada centavo suado!
É seu direito, afinal somos nós que fazemos a Sanepar ser uma das melhores do Brasil e ser tão valorizada, então nada mais justo que os lucros serem divididos entre todos, acionistas e trabalhadores.
Mas vamos ao resultado da nossa apuração.
Entre 336 trabalhadores que participaram da votação, 71% aprovaram a contraproposta da Sanepar.
Sobre os dois anos que foram motivos de muita briga e audiência no MPT, porque a Sanepar colocava a responsabilidade nos trabalhadores pela imposição dos dois anos de ACT/PPR, e a audiência mediada pelo Exmo. Procurador do Trabalho, Dr. Alberto Emiliano de Oliveira Neto, e que por orientação dele nós colocamos em deliberação, 74% dos trabalhadores desmentiram a Sanepar.
Outros pontos da votação como autorização de negociar junto ao TRT, 87% aprovaram, e sobre a modificação da minuta, 85% também aprovaram.
Outro ponto que merece destaque, é sobre nosso estado de greve, que estava em vigência desde dezembro de 2020, e como conseguimos manter a linearidade por dois anos, não fazia sentido continuar em estado de greve, e como são os trabalhadores quem decidem, 81% aprovaram encerrar o estado de greve.
Como entidade sindical, sempre buscamos melhorar nosso relacionamento com os trabalhadores, por isso questionamos sobre a nossa atuação, e dentro da média, para 63% nosso trabalho é muito bom, para 33% é regular nossa atuação.
E aproveitando o momento, para fortalecer a entidade e angariar novos associados, também pesquisamos, 63% dos eleitores já são associados, e para nossa surpresa, conseguimos 13 novos associados.
Lembrando da pandemia, queremos saber, na opinião dos trabalhadores, como ele avalia a Sanepar no enfrentamento ao Covid-19. 51% avalia que é bom, e 12% como ruim. Esses 12% nós iremos investigar, para auxiliar e ajudar a companhia a resolver ou melhorar este problema, afinal são vidas em jogo.
Outra fonte de grande discussão com a Sanepar é a respeito do home-office, que inclusive é objeto de ação judicial. Para ser sincero com os trabalhadores, depois da aprovação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, tudo é secreto, e a Sanepar se usa disso para omitir informações do Sindicato.
Não é justo o trabalhador pagar para trabalhar, e como a Sanepar esconde do sindicato a informação, questionamos. 46 trabalhadores estão em home-office, cuja audiência, a justiça remarcou para agosto.
Como presidente do Sindael, estou orgulhoso, afinal metade da categoria participou da assembleia, isso mostra que estamos no caminho certo.
Agradeço a cada um, e juntos construiremos um sindicato forte.
Grande abraço e saudações fraternas.
Marco Antônio, presidente do Sindael.








