Após eleito, 🐀Ratinho Jr inicia suas maldades: PLR da Copel não será igual para todos
Há dois anos o Sindael entrou em estado de greve contra as maldades praticadas pelo governador Ratinho JR.
À época, o governador “malandramente”, pegou o PL-657/2020, que trata sobre programa Paraná energia rural renovável, e enfiou nela a revogação da LEI 15.560/2010, lei esta que determina a divisão igualitária e justa do PPR, em outras palavras, o percentual dos lucros das estatais que dizem respeito aos trabalhadores, são divididos em forma igual, indiferente do salário de cada um.
Ainda em 2020, o Sindael entidade defensora dos direitos dos trabalhadores iniciou um movimento paredista e de imediato implantou ESTADO DE GREVE.
Tentamos de diversas formas reverter o malfadado projeto de lei que rouba nossos direitos, mas não obtivemos frutos. A única vitória que conquistamos foi que a Sanepar se comprometeu em manter a divisão igual do PPR, o que de fato aconteceu em 2021 e 2022.
É de se suspeitar que nestes dois anos de igualdade, o Governador Ratinho Jr não iria se indispor com os trabalhadores por ser ano eleitoral.
Passada as eleições, e já eleito em primeiro turno, as maldades de Ratinho Jr começaram novamente, implacáveis contra o trabalhador mais pobre. Se em 2021 todos os empregados receberam a fatia igual de PPR, neste ano a Copel já avisou: o percentual será proporcional ao salário.
Um tapa na cara do trabalhador paranaense que votou nele. E serve de alerta para nós Saneparianos, pois esta maldade tem tudo para chegar aqui. Apenas os cargos de chefia e de direção tem interesse nisso, e é por isso que a origem deste mal está em superiores com altos salários, pois o lobby que fizeram junto ao governador para extirpar com a igualdade, só poderiam vir deles.
Que todos os trabalhadores da Sanepar fiquem alerta, pois ao menor sinal de que a Companhia irá praticar esta maldade, iremos convocar greve e parar o estado inteiro.
Fiquem atentos, pois se em 2022 recebemos pouco mais de 12 mil reais, em 2023 a grande maioria dos empregados não irá receber mais de 5 mil reais, pois esta é a realidade salarial na Companhia.
Cabe a você refletir e aceitar tal maldade, no momento oportuno iremos mobilizar, e veremos se o Sanepariano acordou ou se conformará com as maldades.
Também é importante lembrar que, as negociações de PPR só começam no fim de janeiro, e nem sabemos se a Sanepar irá colocar desta forma. Nós enquanto entidade Sindical acreditamos e temos esperança que ao menos esta estatal seja mais humana com os trabalhadores, pois se praticarem esta maldade, só haverá uma resposta: greve!