Sindael e sindicatos pressionam por PPR mais justo e Sanepar marca reunião para dia 9
O Sindael segue firme na defesa dos direitos de seus representados, e uma de suas pautas prioritárias é a discussão sobre o Programa de Participação nos Resultados o PPR. Após uma série de cobranças do sindicato e demais sindicatos majoritários, a Sanepar agendou uma reunião para o dia 9 de outubro para tratar especificamente do tema.
O PPR é reconhecido como um importante instrumento de valorização dos empregados, estabelecendo metas e critérios que, se atingidos, revertem em bônus financeiro para os empregados.
Contudo, o Sindael manifesta preocupação com a metodologia atual de cálculo e, em especial, com o impacto de alguns índices.
Um dos pontos de atenção do sindicato é o Índice de Perdas por Ligação (IPL). Em 2024, o não atingimento da meta do IPL resultou em menos recursos para os trabalhadores. Já para 2025 o sindicato observa com atenção, pois os sinais apontam para a possibilidade de uma repetição desse cenário, o que motivou a intensificação das cobranças junto à diretoria da Sanepar.
O objetivo do Sindael é utilizar a reunião marcada para o dia 9 de outubro para remediar os danos e buscar soluções que garantam um pagamento do PPR mais justo e que reconheça o esforço dos empregados, mesmo diante de dificuldades no atingimento de índices específicos.
Marco Santana, Presidente do Sindael, destacou a relevância do PPR e a expectativa em torno do encontro, para ele o PPR é mais do que um valor extra, ele é um reconhecimento tangível: “ É fundamental para motivar os empregados e é uma peça-chave na sua valorização profissional, não podemos aceitar que, ano após ano, índices que muitas vezes fogem ao controle direto do trabalhador individual acabem por prejudicar toda a categoria, vamos lutar, dialogar e tentar chegar a um consenso de modelo mais equilibrado, que realmente faça justiça ao esforço de cada um em manter a qualidade dos serviços prestados pela Sanepar.”