Sanepar e seu show de descaso: trabalhadores obrigados a viajar para treinamentos sem planejamento
Se tem uma coisa que a Sanepar gosta, é de complicar a vida dos seus trabalhadores. Como se a rotina já não fosse exaustiva o suficiente, a empresa agora decidiu que os treinamentos devem ser feitos em Curitiba, obrigando os empregados a viagens longas, cansativas e perigosas, quando sempre foi possível realizá-los na própria região.
Parece que a Sanepar descobriu uma nova forma de testar a paciência dos seus funcionários!
E não para por aí: os trabalhadores têm que pagar do próprio bolso as despesas de hotel e refeição, para só depois receberem o reembolso. Claro, isso se tudo der certo e o dinheiro cair na conta sem “atrasos administrativos”.
Enquanto isso, os empregados ficam no sufoco financeiro, bancando do próprio bolso a incompetência no planejamento da empresa.
Os relatos são revoltantes: uma reciclagem básica que, em vez de ser feita de forma simples e acessível, exige deslocamento até Curitiba. E a agenda de desgastes não para! Viagem no dia 6 de abril para treinamentos nos dias 7, 8 e 9. Retorno na sexta-feira e, na segunda seguinte, dia 13, lá estarão os trabalhadores novamente, em Curitiba, gastando tempo e dinheiro para atender aos caprichos da empresa.
E a Sanepar, que adora falar de “redução de custos”, não enxerga a própria incoerência? Afinal, se alega falta de recursos para diversas demandas, por que insiste em deslocar trabalhadores desnecessariamente para treinamentos que poderiam ser feitos localmente?
O Sindael já está cobrando explicações e medidas concretas. A exposição ao risco nas estradas, o prejuízo financeiro dos trabalhadores e a falta de organização da Sanepar não podem ser ignorados.
Os trabalhadores merecem respeito e condições dignas, e nós não vamos deixar essa situação passar despercebida!